terça-feira, 12 de agosto de 2008

Palestra do DMAE

Todo mundo pensa que palestra sobre o meio-ambiente é um pé no saco, que nada do que falam vai acontecer, mais estão errados!Depois que eu começei a gostar de 30 Seconds To Mars, e vi como eles se preocupam com o meio ambiente, eu meio que me "conscientizei" do que é certo com o meio ambiente.O problema de poluição é mais enorme do que todos nós realmente pensamos, e ai vai algumas coisas que eu anotei da palestra:

Palestra do DMAE → Palestrante Vagner
O lago Guaíba tem:

78 espécies de peixes e
329 de plantas

Área 496 km²
Largura 19 km²
Comprimento 50 km²
Volume da água 1 km² um trilião de litros
Extensão 702,2


Afluentes:
Jacuí 84,5%
Caí 5,2%
Sinos 7,5%
Gravataí 2,7%

O Guaíba é tido como um lago ou estuário do Rio Grande do Sul.
Atualmente, a tese aceita pela comunidade científica é de que o Guaíba seja um lago, apesar de ser amplamente conhecido como Rio Guaíba. As características de correntes, ventos e vegetação das margens levam a concluir que o Guaíba seja um 'lago'. Apesar de existirem estudiosos que continuam afirmando que o Guaíba seja um rio.
Os rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por sequência, para o Oceano Atlântico. Possui área de 547 quilômetros quadrados, comprimento de 50 quilômetros, largura variável entre 900 metros e 19 quilômetros, profundidade média de 3 metros e canal de navegação entre 4 a 6 metros, volume de 1,5 bilhão de metros cúbicos.

O nome, de origem indígena, significa lugar onde o rio se alarga (gua - grande, I - água ou rio, ba - lugar)
Na orla do Guaíba, encontram-se diversos pontos referenciais de Porto Alegre, como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, a avenida Beira-Rio (muito usada para esportes), o Anfiteatro Pôr-do-Sol, ruínas do que foi o Estaleiro Só, o Iate Clube Guaíba, o Clube Veleiros do Sul, o Clube dos Jangadeiros e outros.
A Ponte do Guaíba é a ponte que o cruza, ligando a capital à porção sul do Estado.

O arroio dilúvio tem 17.6006 metros de comprimento é o maior de Poa.


O Brasil está em 11º lugar na lista de países que menos poluem o meio ambiente.


1772 - Fundação de Poa1779 - Construção de fontes
1780 - Pipeiros
1832 a 1858 - Chafarizes
1866 - Proibição de uso de água do Lago Guaiba
1876 - Proibição de dejetos em pátios ( cubeiro )
1886 - Cia. hidraúlica guaibense
1912 - Canalização do esgoto
1961 - Fundação do DMAE

kisses and coments ;)

2 comentários:

Mari disse...

ah cadela copioooo!

Paamy disse...

sabii né o meu eu adoro vim aki so pra cata as tuas postagens pq nao ah nada pra fazer e tu ainda escreve essas coisas sem noção Pamela eu tiro o xapeu pra tuh .. e alendo mais so tu faz eu rii e prefiri vim aki so pra ve o teu do ke o dos outro odeio ler coisa xataa hauhauahauahau³

Ass: ahh sozia #)