terça-feira, 12 de agosto de 2008

Olímpiadas de Beijing ;)

Os jogos olímpicos, ou apenas olímpiadas é um evento de esportes que acontece a cada 4 anos.Também são chamadas de olímpiadas de Verão, pois lá na China é verão.Nesse evento há um pouco mais de 10 mil atletas de aproximadamente 200 países.São 34 modalidades diferentes como:Futebol,Ginástica,Vôlei,Handebol,Judô,Triatlo,Hipismo,Esgrima,Ciclismo,Natação...
A cerimônia de abertura dos jogos olímpicos aconteceu no Estádio Nacional de Pequim(Ninho dos Pássaros).Os jogos tiveram começo no dia 8 de agosto, e serão encerrados no dia 24 de agosto.
O símbolo oficial das olímpiadas é o "Anel Olímpico",cujo cada cor representa um continente: Azul-Europa,Amarelo-Ásia,Preto-África,Verde-Oceania e Amarelo-América.Outro símbolo que representa muito bem o ínicio das Olímpiadas é a Tocha Olímpica,que teve um grande revezemento pelo mundo com o nome "Jornada da Harmonia",que durou 130 dias para levar a tocha por 137.000 km(nossa que correria!).O slogan olímpico desse ano se chama "Um Mundo,Um sonho"(super profundo!),que apela para o mundo se unir com um grande espírito olímpico.Os jogos olímpicos são representado por muitos mascotes, entre eles os Fuwa que incorporam peixe,panda-gigante,chiru,fogo e andorinhas.Eles representam aos cinco elementos da filosofia chinesa,no caso Água,Metal,Fogo,Madeira e Terra.Os cinco Fuwa são chamados de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, e Nini. Quando a primeira sílaba de cada um dos cinco nomes são ditas juntas o resultado é a frase em chinês (Běijīng huānyíng nĭ) que significa "Pequim recebe você".
A quetão climática tem sido um grande problema por causa da poluição em Pequim, e a chegada de atletas com máscaras no aeroporto alertou ainda mais sobre o problema.


As Olímpiadas começaram a pouco tempo, mais quando acabar concerteza vai deixar aquele gostinho de quero mais...E só daqui a quatro anos.

coments ;)

Nenhum comentário: